Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista com a Profª Martha

Martha Soraya estuda Letras Inglês na UFS e é professora de inglês há cinco anos. Ela ensina crianças com 5 anos em diante.

Michelle: Como você começou a sua trajetória como professora?

Martha: Foi quando a diretora do colégio que eu trabalho atualmente, Ancelma, teve a idéia de me chamar para trabalhar com crianças porque até então eu só trabalhava de 5ª a 8ª. Então, comecei a trabalhar da alfabetização em diante. Como eu não tinha experiência, eu fui pesquisando na internet como trabalhar. No começo ensinei no Ensino Fundamental I, no ano seguinte comecei na alfabetização. O primeiro assunto dos meus pequeninos foi membros da família. Um dia eu estava assistindo os Simpsons e tive a idéia de imprimir figuras deles para introduzir o assunto. Daí eu usei músicas e o livro Hello! da editora ática, que eu considero um dos melhores para ensinar na Educação infantil. Eu usei a música 'hello!' que eles sabem cantar até hoje.

Michelle: Quais as dificuldades para ensinar inglês?

Martha: Para mim, a maior dificuldade é que para os alunos a professora que passa a semana toda com eles é como se fosse uma mãe e a professora de inglês é como se fosse uma estranha que vai uma vez por semana na sala deles. Para eles é a 'tia de inglês'. Ás vezes eles estão de mau humor e o domínio de sala é difícil.

Michelle: Você gosta de dar aula a criança?

Martha: Eu gosto de dar aula para criança porque eles tem facilidade de entender o assunto, tem aptidão,e curiosidade.

Michelle: Dar aula a criança é melhor?

Martha: É diferente dos adolescentes que querem saber o porquê de tudo. Dar aula a criança é melhor porque para eles tudo é interessante, principalmente a alfabetização. Por exemplo, eu ensinei o vocabulário de frutas: banana, apple, pear, pineapple, anteriormente e, em outra aula, pedi para eles desenharem a sua comida favorita. Eles desenharam as frutas que mais gostavam: foi bom porque eu pude trabalhar o vocabulário em inglês. Falando nisso, acho que os livros deveriam colocar o vocabulário de frutas que são comuns em nosso país e não frutas que são mais consumidas nos Estados Unidos, por exemplo. Isso é porque eles (os alunos) não conhecem. Primeiro frutas mais comuns e só mais adiante as mais difíceis como cereja que aqui agente só encontra em conserva.

Michelle: Qual o principal objetivo da sua aula para crianças de 5 e 6 anos?

Martha: Tem que ser interativa, mais gostosa, tem que ter game. Eles gostam muito também quando tem ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...