Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Identificando pares



Class 215 - ainda sem data
Page: 59
Aim: Readiness skill and concept - Same
Goal: Teach the concept of Same

Procedures:

* Opening: Use little toys and ask her to point which ones are de same;
* Free play: give her a worksheet and her to cross out the pictures that are the same;
*Activity: p. 59.

Observations: Not yet - this is our next class!

A 'teacherzinha' aqui está em clima de férias!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Volta às origens



Desde Setembro (mostrado neste post aqui) que eu e minha filha não fazemos as nossas 'aulinhas de inglês' como nós chamamos nossas aulas (ou encontros, como a minha orientadora chama), devido a extrema falta de tempo que vinha tendo desde então.
Foi a partir dessa experiência informal que surgiu a ideia de pesquisar o ensino de inglês a crianças. No TCC, a pesquisa é focada no ensino de inglês a crianças pequenas que cursam a educação infantil, já que a minha filhotinha cursava essa fase escolar até o fim deste ano. Mas como ela vai passar para uma nova fase, digamos que o quanto antes quero também amadurecer a minha pesquisa e pesquisar o ensino de inglês nos primeiros anos do ensino fundamental. A minha opinião sobre essa etapa escolar foi explicar neste post aqui.
Hoje tivemos momentos bem divertidos juntas. Fizemos um maravilhoso flashback em uma parte do que já foi ensinado até então e eu notei que ela lembra bem. E o melhor pronuncia deliciosamente o inglês.
Foi também a comemoração atrasada do 2nd anniversary das nossas aulinhas (completamos em 5 de Dezembro) mas como estava estudando como uma louca não pude nem pensar nisso.
Amanhã começo um treinamento em uma escola de inglês de ponta (top top top). Me deseja sorte!

A 'teacherzinha' aqui está super 'pround' da filhote dela!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Final de período e agora, final de pesquisa?

A minha orientadora me perguntou se eu iria parar de pesquisar e blogar o ensino de inglês a crianças aqui no meu blog....

Claro que não, quero continuar. Quem se interessar no assunto pode me seguir que eu vou dar muitas dicas boas aqui. Vou retornar às minhas aulas informais (encontros, segunda minha orientadora) com a minha filhotinha e vou postar muitas coisas interessantes aqui.
Após passar por uma pequena organização vou divulgar o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Segunda começarei um treinamente em uma Escola de Idiomas, provavelmente darei aula a crianças. E essa será outra fonte valiosa de informações. Claro que vou dividí-las com vocês.


A 'teacherzinha' aqui vai continuar sim!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Com qual idade a criança deve começar a estudar inglês?


A discussão em torno de qual seria a idade para iniciar o processo de ensino de inglês a crianças divide a opinião não só de pais, mas de coordenadores e professores de inglês.
Alguns acham que ensinar inglês a criança significa superlotar a agenda da criança e impedir que ela seja criança.
Mas os advogados do ensino de inglês para crianças pequenas acredita que se o ensino for feito de maneira lúdica e apropriada os benefícios vão além de aprender uma segunda língua.
Quer saber mais? Clique aqui, e descubra quais são as vantagens!

A 'teacherzinha' aqui é advogada do ensino de inglês a criancinhas!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Algumas considerações finais



De acordo com o levantamento de dados da pesquisa de campo foi observado que a maior dificuldade no cotidiano escolar dos professores de inglês que dão aulas à crianças em escolas regulares é que os pais geralmente não sabem ajudar as crianças a fazer o dever de casa. E para deixar a aula melhor, uma maior participação dos pais e da comunidade escolar em geral seria o ideal.
A maioria das professoras é formadas ou estudantes de Letras Inglês e gostam de ensinar crianças. O uso de inglês nas aulas é entre 25% e 50% na maioria das escolas.


Amo tanto essa pesquisa, mas essa semana termina! ah.....

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Agradecimento


Gostaria de dizer muito obrigado ao COESI (Colégio de Orientação e Estudos Integrados) localizado no bairro Jardins na cidade de Aracaju por ter possibilitado a mim, através de um ofício emitido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe, a observação de aulas de inglês em uma turma da Educação Infantil.
O apoio do COESI foi fundamental para o sucesso do meu trabalho. Muito obrigada à coordenadora Telma, à professora de inglês Carla, a pedagoga Joana (tia da sala) e a todos os professores e funcionários do COESI!

A 'teacherzinha' aqui amou muito conhecer essa escola por dentro!

sábado, 4 de dezembro de 2010

O primeiros anos do Ensino Fundamental

Redação dissertativa de um teste de seleção para professores sobre "os primeiros anos da educação básica são o alicerce do desenvolvimento intelectual da criança":
A infância é a fase da vida em que adquirimos desde os conhecimentos mais essenciais para toda a vida como falar, andar, ler e escrever até os mais sofisticados: amar, compreender, perdoar e respeitar.
No ensino fundamental, a criança acessa uma enorme gama de novos conhecimentos. A faixa etária da criança no primário é dos seis aos dez anos e neurolinguisticamente falando, o cérebo está pré-disposto a receber uma grande quantidade de conteúdos nesta fase, pois até atingir a idade de doze anos , a criança apresenta uma maior facilidade para adquirir novos conhecimentos, até mesmo uma língua estrangeira.
Quanto mais o cognitivo da criança for estimulado, mais operações cerebrais ele va produzir, facilitando assim a absorção de novos conteúdos.
Para que o ensino seja bem sucedido é também levado em consideração o aspecto lúdico do ensino. Pos, tratando-se de crianças não podemos esquecer que o principal objetivo da vida para elas é brincar. As crianças ainda não toma decisões objetivas mas os educadores através de mecanismos educacionais pode levar a criança a refletir e descobrir a melhor maneira de agir.
Os valores também são uma parte importante na formação intelectual infantil. A convivência familiar e religiosa são legados que descobrimos no seio do lar.
Quando a escola se importa também com a formação espiritual do alunos vemos claramente que nos primeiros anos da escola encontramos a base para o nosso futuro.

A 'teacherzinha' aqui acha que vai passar no teste!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A linguagem corporal da criança

A linguagem corporal da criança:
Entenda o que ela quer dizer com os gestos, as atitudes e os sinais
Autor: Samy Molcho
Ed. Gente

Com muito bom humor, o autor alemão Samy Molcho nos ensina como compreender as expressões faciais, o olhar e cada movimento corporal da criança. Com muitas ilustrações, esse livro vai com certeza ajudá-lo a identificar o que a criança quer dizer com sua linguagem corporal. Esse livro é recomendado para pais, educadores e professores.

A 'teacherzinha' aqui é fã desse livro.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Padrões de desenvolvimento infantil


O desenvolvimento infantil é dividido em padrões mas crianças de culturas e classes sociais diferentes apresentam níveis diferentes de progresso nas aquisições. Independentemente cada criança apresenta seu próprio ritmo de desenvolvimento dependendo de vários fatores: entre os citados - cultura e classe social - e ainda, biológico e emocional.

A 'teacherzinha' aqui ama muito pesquisar o ensino de inglês para crianças!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...