Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Aula de Inglês na Educação Infantil - Primeiras semanas

Querido leitor, dar aula a criança pequena dá trabalho, mas é tão bom!

Na primeira vez que eu fui dar aula para os meus alunos menores (2 a 3 anos) não consegui falar com todos de uma vez só. Bem, na verdade ainda preciso melhorar muito as minhas técnicas com eles (e vou, mas vou mesmo!). O fato é que hoje acredito que achei a luz que estava procurando e espero que esteja no caminho certo.
A aula foi dividida em 3 partes:

1ª parte - cumprimentar os alunos e mostrar o livro, o Mickey e coisa e tal,

2ª parte - tocar músicas, aí ficou legal porque houve uma participação de quase todos os alunos e finalmente

3ª parte - atividade de colorir - yellow!
Para introduzir a cor eu usei balões amarelos. Um detalhe básico: tive que encher um balão para cada criança (quase morri de tanto soprar!) mas adorei fazer isso e adorei dar uma aula legal para eles. Ok, tenho que melhorar e muito, mas estou no caminho certo... será?!

A 'teacherzinha' é maluquinha por criança fofa!

47 comentários:

  1. legal! ainda ontem tive lendo muitos comentários de professores,cada um deles mais desesperado que o outro.O desespero de alguns foi tamanho que falavam em suicídios...querendo acabar com a própria vida,ou seja,o ser humano lutando contra sua própria existência.O meu interesse em postar este comentário,é porque sou professor também,tendo iniciado a carreira em 2004.porém contratado,mas por graça e a misericórdia de Deus,passei para um concurso público de uma certa prefeitura..já tô trabalhando..se trabalhava alegre contratado,agora é que tou mais alegre aindao como concursado...e também falo para a professora michelle passos que sou colega de trabalho teu,sou recém formado em letras também..habilitação em inglês português,porém fiz o concurso para professor de língua portuguesa,mas tô dando aulas de inglês também..eu me formei em 2009.2...meuito obrigado e peço a Deus que continue iluminando seu caminho e que te abençoe na sua profissão que declaraste que tanto ama.sou professor concursado da rede pública municipal do 6º ao 9º ano...

    ResponderExcluir
  2. Querido leitor 'Anônimo', obrigada pela visita e parabéns pelo seu trabalho concursado. Nós educadores podemos plantar sementes do bem, então vamos fazer juntos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Michelle, parabéns pelo seu trabalho. Estava fazendo uma pesquisa pela internet e acabei no seu blog.Que maravilha de dicas você compartilha! Estou começando a lecionar inglês para educação infantil e estava um pouco perdida , apesar de já ser professora a dez anos, mas dou aula para ensino fundamental e adultos. Espero me realizar bastante com essa nova experiência profissional.

    ResponderExcluir
  4. OLA MICHELE PASSOS, SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AREA DA LINGUA INGLESA A SOMENTE 1 SEMANA, POIS MINHA MAIOR EXPERIENCIAS ERA COM CRIANÇAS DE FUNDAMENTAL , ATUALMENTE RECEBI UM CONVITE PARA LECIONAR AS TURMAS DE 3 ANINHOS E ACHEI UM MAXIMO ,SABIA QUE IRIA ENFRENTAR MUITAS DIFICULDADE, MAS TAMBEM TINHA CERTEZA QUE IRIA SER BEM GOSTOSO, AGORA CONHECENDO SEU BLOG, TUDO FICOU MAIS CLARO E FACIL NA MINHA MENTEZINHA...CORDIALMENTE PROFESSORA NEIRIEELI
    PAUYLO AFONSO-BA.

    ResponderExcluir
  5. Oi estou entrando nesse ramo e gostei muitos dos seus post's. tenho 17 anos e estou sempre atenta a novas ideias .
    quando atualizar tem como me mandar um email.
    contato.speech@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. olá! Michelle, Sou quase sua parente, também tenho o sobrenome Passos. Fui convidada a iniciar as aulas de inglês para a educação infantil (crianças de 2 aos 4 anos) adorei ter encontrado seu blog, pois suas idéias foram de encontro ao método que utilizamos, sem falar na maneira descontraída com que relata as dificuldades e mostra com é possível superá-las. Obrigada pela motivação!

    ResponderExcluir
  7. Quarida leitora 'Anônimo' (kkk adoro fazer isso!) Fiquei feliz em ajudar com meus desabafo exagerado e emocionado. Também amo meus pequenos!

    ResponderExcluir
  8. oi michelle, gostei muito de seu comentario sobre dar aula pela primeira vez. pois estou anciosa pela a minha primeira aula.bj bj bj

    ResponderExcluir
  9. Olá Michelle, também amei seu comentário sobre a primeira aula ... Na próxima semana também vou começar a minha!!! Estou muiiiiito ansiosa, e feliz, pois na minha primeira e nova turminha vou ter uma aluna muito especial, minha filha!!! Então, vai ser uma jornada ótima,rs ensinar inglês para crianças pela primeira vez e para minha filha!!! rsrs Nao vejo a hora!!!
    Obs: Adoro o seu blog!!!
    Beijos Roberta

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu blog, sou professora de Inglês da Educação Infantil, e coordeno uma escola particular, adorei o livro, e queria saber como adoto essa coleção na minha escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a coleção My First English Adventure é da Editora Pearson Longaman. Você precisa entrar em contato com um representante, ele levará livros e materiais para os professores.

      Michelle Passos

      Excluir
  11. ola ,Michele,vou dar a minha primeira aula de ingles essa semana.gostaria que vc me ajuda-se,me dando um plano de aula ou seja como começar .desde ja agradeço.Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Querida professora, estou completamente perdida com essa idade de 2 e 3 anos, a escola q estou lecionando não tem amterial didatico e é a primeira vez q dou aula p essa idade, Jesus da Gloria, eu não sei como eles compreendem e não sei o que usar em sala, onde encontro materiais e dicas de musica, brincadeiras, videos p idade deles, help me...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Michelle! Td bem! Também sou fã do seu blog. Acho suas idéias muito boas. Amo trabalhar com crianças (abri um curso aqui em MG para crianças e adolescentes de 3 ate 13 anos) mas eu procuro material didático de lingua inglesa e não sei onde compra-los. Eu tenho um acervo muito bom para leitura (mais de 200 livros que trouxe dos EUA), mas gramatica por exemplo eu nao tenho tanto quanto gostaria. Onde acho representantes de bons materiais? Fique na PAz.Flavia Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, me informe seu e-mail para que eu coloque você em contato com o pessoal da Pearson.

      Michelle Passos

      Excluir
    2. Olá eu tambem gostaria de voce me colocasse em contato com o pessoa da Pearson... Nós também temos uma escola de Ingles em minha cidade Tabatinga no Amazonas. Já estamos atuando há 2 anos como escola de Ingles e fico muito feliz pelo seu blog pois tem muita coisa interessante que aplico em sala de aula com meus pequeninos...
      Abraços...Michelle

      Excluir
  14. OI, Michelle! Obrigada pela agilidade em responder e pela atenção! Meu e-mail é kids_of_lord@hotmail.com. Inclusive, se tiver oportunidade, gostaria de trocar idéias com vc sobre um projeto que comecei aqui e aparentemente tem td pra dar certo! Deus permitindo, é claro! ;)

    ResponderExcluir
  15. Ola Michelle!Minha filha tem cinco anos e ainda esta na educaçao infanti.ja ler e escreve normalmente inclusive letras cursivas.Mais na escola dela nao dar aula de ingles ainda, so apartir do primeiro ano.Mais ela tem muita vontade de aprender ingles.Inclusive inventa as palavras e fica embolando a lingua simulando o ingles dela!kkkkkkkkkk.Eu-a prejudicaria se colocasse em um curso de ingles?Desde ja agradeço e agurdo sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não vai prejudicá-la. vai fazer ela desenvolver essa pre-disposição que ela tem de se comunicar.

      Excluir
  16. Oii,Tenho 14 anos E Nao Sei Como Dar Aula a minha Primeira, Ensinando AS cores para Os Meus Alunos.
    queria Uma Outra Dinamica Ensinando as Cores. Por favor E Muito Obgrigada.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bibia, dê uma olhada nesses links: http://criancasaprendemingles.blogspot.com.br/2011/02/brincadeiras-e-jogos-color-sequencing.html e http://criancasaprendemingles.blogspot.com.br/2011/06/brincadeiras-e-jogos-colored-kitten.html

      Michelle Passos

      Excluir
  17. sou professora de 5 crianças (dou aula particular)passo alguns filmes que só tem figuras e peço para eles falarem o nome em português e depois inglês alguns participam e outros não o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhe com jogos e atividades lúdicas e tente envolver os alunos na aula com histórias fantásticas e maravilhosas. E sempre inove nas brincadeiras! talvez eles já tenho se acostumado com essa sua abordagem e não se sintam motivados.

      Michelle Passos

      Excluir
  18. OI Michele, to adorando seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Estava precisando de algumas dicas de aula para crianças de 2 anos. Amanhã darei uma aula teste para eles, com duração de 20 minutos.
    Se puder me ajudar ia ser ótimo!

    :)

    ResponderExcluir
  19. Oi gostaria de ideias para atividades de primeira aula com crianças de 3 anos nunca fiz e estou um pouco insegura

    ResponderExcluir
  20. Preciso de ideias para atividade com crianças de 3 anos

    ResponderExcluir
  21. Então, tenho uma tarefa a ser realizada, montar uma atividade de 20 minutos para crianças de 3 em Inglês. Preciso de ajuda, não tenho ideias.

    ResponderExcluir
  22. Olá Michele e preciso urgentemente de ajuda trabalho na rede municipal e sou professora de Inglês do primeiro ano estou pedindo encarecidamente ajuda pois durante todo o meu tempo de magistério so trabalhei com o ensino fundamental II e ensino médio e nao sei o que devo trabalhar com as criancinhas, ja tentei buscar varias musiquinhas mas para mim e difícil gostaria de saber se vc poderia me dizer um site bom para baixar musicas lúdicas para crianças ou livros educativos para eu poder me orientar melhor obrigada.

    email:negraandreza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de agradecer pois realmente também fiquei tensa nos primeiros dias, as dicas foram excelentes. Sugiro dobraduras, a atividade que funcionou comigo foi faça uma dobradura de uma casinha, dobre a folha no meio e depois as laterais e o telhado, dá para solicitar para desenhar a family, boy, girl, cat,house, dad, mom palavras fáceis, trabalhe com as cores e peça para repetirem. Fiz a dobradura de um cat e eles também gostaram. Números, cores, alfabeto , family, house são os primeiros temas. Fica a dica pois também precisei de ajuda! thanks Vera Brito e-mail- teachervbrito@hotmail.com obrigada Michele!

    ResponderExcluir
  24. Oi, bom dia! Fui convidada para dar aulas em uma creche. Gostaria de saber quanto posso cobrar a hora da aula de inglês para educação infantil?

    ResponderExcluir
  25. Hello, Good Morning
    Estou iniciando como professora, mas estou cheia de duvidas para fazer o planejamento das aulas.
    help me Michelle

    ResponderExcluir
  26. Oi Michele, comecei a trabalhar com educação infantil em inglês. Tenho seguido teu blog e jà encontrei muitas ideais. Contudo ainda estou meio perdida. Pois a escola não tem material, e eu sou viajante de primeira viagem. Não sei se encomendo o livro English Adventure, pois não sei se conseguirei trabalhar com ele.
    E tbém gostaria de sugestões de musicas fàceis para trabalhar com os menores do maternal.
    Obrigada, Lena.

    PS: Tenho alguns planos de aulas para quem interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eU ADORARIA.. pRECISO MUITO DE PLANOS DE AULA, PAR MINHA PRIMEIRA AULA SEMANA QUE VEM. (:

      Excluir
  27. Cantigas de roda em inglês

    Oi. Achei algumas cantigas de roda. Alguém tem mais algumas?

    Jump Rope
    DIRECTIONS
    Note: For all chants, jumpers should act out the commands while skipping

    Spanish Dancer

    Not Last Night but the night before.
    Twenty-four dancers came to my door,
    They called me out for the world to see,
    And this is what they said to me--
    'Spanish dancer turn around,
    Spanish dancer touch the ground,
    Spanish dancer do the kicks,
    Spanish dancer do the splits!'

    --OR--

    Spanish dancer, do the split.
    Spanish dancer, give a kick.
    Spanish dancer, turn around.
    Spanish dancer, get out of town.

    --OR--

    Spanish dancer, do the splits,
    Spanish dancer, do high kicks.
    Spanish dancer, clicks a shoe,
    Spanish dancer, chooses YOU!

    Teddy Bear
    Teddy bear , teddy bear ,
    Touch the ground ,
    Teddy bear , teddy bear ,
    Turn around ,
    Teddy bear , teddy bear ,
    Walk upstairs ,
    Teddy bear , teddy bear ,
    Say your prayers,
    Teddy bear , teddy bear ,
    Turn down the light,
    Teddy bear , teddy bear ,
    Say good night.

    --OR--

    Teddy bear, teddy bear, dressed in blue,
    Can you do what I tell you to?
    Teddy bear, teddy bear, turn around.
    Teddy bear, teddy bear, touch the ground.
    Teddy bear, teddy bear, do the splits.
    Teddy bear, teddy bear, give a high kick.
    Teddy bear, teddy bear, go upstairs.
    Teddy bear, teddy bear, say your prayers.
    Teddy bear, teddy bear, turn out the light.
    Teddy bear, teddy bear, say good night.

    Cinderella

    Cinderella, dressed in yella
    went upstairs to kiss a fella
    By mistake she kissed a snake
    How many doctors did it take
    1, 2, 3...(keep counting until the jumper misses)

    --OR--

    Robin Hood, Robin Hood dressed so good,
    Got as many kisses as he could.
    How many kisses did he get?
    1, 2, 3 . . . . .

    Charlie Chaplin

    Charlie Chaplin went to France,
    To teach the ladies the hula dance.
    First on the heels,
    Then on the toes,
    Around and around and around you go.
    Salute to the Captain,
    Bow to the Queen,
    Touch the bottom of the submarine.

    Cookies & Candies

    Cookies, candy in the dish;
    How many pieces do you wish?
    1, 2, 3, 4, . . . . .

    Dolly Dimple

    Dolly Dimple walks like this,
    Dolly Dimple talks like this,
    Dolly Dimple smiles like this,
    Dolly Dimple throws a kiss.

    *email: elenpeyrat@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Michelle, tenho uma dúvida muito grande! Vou começar a dar aulas de inglês para crianças de 3-4 anos, e estou ansiosa e porisso recebo muitos conselhos do que dar nas aulinhas e grande maioria fala de musiquinhas. Tenho uma duvida, quando você passa musicas pros seus aluninhos, vc ensina toda musica pra eles e eles conseguem acompanhar? pq na minha opinião, musiquinhas mesmo que pra crinças são difíceis pela quantidade de palavras em inglês que tem. Como você passa as musiquinhas para as crianças? Espero ansiosamente sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ponho para tocar e canto a música! Geralmente eu faço alguma coreografia. Depois eu passo uma tarefa e deixo a música tocando num volume mais baixo. Na aula seguinte repito a música. É assim q ele vão lembrar com bastante repetição. Bjos

      Excluir
  29. Eu estou ensinando as cores amarela e rosa para as crianças de 2 e 3 anos no ingles, quais são as atividades que posso fazer com eles? Pois, é muito difícil fazer com que eles prestem atenção e aprendam.
    Desde Já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um grande desafio. é muito bom usar realia (objetos reais), bexiga de aniversário, passar atividade para pintar (com tinta) e colorir! Divida a turma em grupos e passe atividades diferentes como: o grupo 1 brinca de massinha, o grupo 2 faz a atividade do livro e assim por diante. Bjos

      Excluir
  30. Ei Michelle, meu nome é Lurdes, já dei aulas de Inglês a doze anos atrás em São Mateus aqui no e.s para crianças do Ensino Fundamental, mas para criancinhas do Jardim nunca dei e agora me surgiu essa oportunidade, gostaria de algumas dicas de planejamento de aula e de musiquinhas para crianças de um ano e dois anos.Aguardo sua resposta.Fevereiro de 2014,lourdes, Vitória e.s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lurdes! Obrigada pelo comentário! Dá uma olhada nesse link: http://criancasaprendemingles.blogspot.com.br/search/label/M%C3%BAsicas. Você vai encontrar tudo que já publiquei sobre música!

      Excluir
  31. Boa tarde, Michelle
    Neste mês, vou começar a trabalhar com crianças do 1º período ao 5º ano. Já trabalho com os anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, portanto será minha primeira experiência com as crianças. Procurando no Google, achei seu blog. Gostaria que você entrasse em contato comigo.

    ResponderExcluir
  32. Boa Tarde Michelle,

    gostaria de uma sugestão de primeira aula com a turminha de 3, 4 e 5 aninhos que terão seu primeiro contato com o inglês, e sou formada em pedagogia, mas não tenho experiência, o que você sugere?

    Priscilla

    ResponderExcluir
  33. Se eu te passar meu e-mail, você poderia me mandar algum material ou bibliografia?
    Priscilla

    ResponderExcluir
  34. Olá, Michelle! Primeiramente, parabéns pelo blog! Sou professora de inglês também e sempre trabalhei com adultos. Parei de dar aula em 2012 quando mudei de cidade e tive minha filha. Este ano volto para a sala de aula, mas para trabalhar com maternal e jardim. Confesso que estou muito apreensiva! A escola usa Jelly Beans, mas nessa primeira aula ainda não será com o livro. Alguma dica de aula introdutória, com 1h de duração aproximadamente? Obrigada! Paula

    ResponderExcluir
  35. Olá Michelle! Muito obrigada pelo seu blog. Gostaria muito que me passasse um email para contato. Eu comecei recentemente como professora de inglês em um jardim de infancia, tenho alunos de 2 a 6 anos. Mas detalhe...é fora do país. Na Turquia pra ser mais exata. As crianças são turcas e não falam nada de inglês. Ta bem difíl arrumar atividades pra tantas aulas (tenho 2 por dia com cada turma).

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...