Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Como ajudar seus alunos a lembrar do que é ensinado na aula de inglês

Trabalhar vocabulário em sala de aula é muito importante nas aulas de inglês, mas como fazer para que os alunos memorizem as palavras?

“Para memorizar, é preciso passar por quatro etapas: atenção, compreensão, armazenamento e resgate. [...] Para ter uma boa atenção, é preciso concentrar-se na atividade que exige de você uma boa memória. Livrar-se da poluição sonora e visual é o primeiro passo para harmonizar o ambiente e potencializar a capacidade de estar atento a alguma informação. Para quem estuda ou trabalha em casa, é fundamental ter um espaço isolado de barulhos externos e informações visuais que possam tirar a concentração.

No caso da compreensão, não basta apenas entender o que é dito. Compreender é muito mais difícil que decorar, por isso a compreensão precisa ser exercitada. Vale lembrar também que o cérebro não é infinito e os 86 bilhões de neurônios são o melhor sinal de que há um limite para o trânsito de informações dentro de nosso corpo. Por isso armazenar as informações é importante.

A última fase da memorização é a recuperação. É comum não se lembrar de algo quando você precisava, mas se lembrar depois, quando alguém te diz algo ou você tem alguma pista de onde estava a informação. O nosso cérebro funciona melhor com associações e tem muito mais poder de recuperação quando uma informação tem cara, cor, cheiro, som, nome ou jeito.”


Fonte: Site do programa Bem Estar da TV Globo

E o que nós podemos tirar dessa informação para a nossa aula de inglês? Tudo! Eu gosto muito de fazer associações ao ensinar palavras novas, lembra do Post que falei sobre os números 13 e 14? (Clique aqui e leia). Semana passada eu ensinei chuveiro em inglês, então falei: SHSHSHSHower... assim eles associam o som (xxxxx) ao nome em Inglês.

Quando vou revisar algum assunto estudado, costumo perguntar para eles: Quem tem “Good Memory” e “Bad Memory”? Claro que eles sempre vão dizer que eles têm good memory! Então fico desafiando (no bom sentido da palavra) eles a falar em inglês na aula sem perceber! Na verdade eles estão resgatando as informações e como é divertido isso fica guardado nas cabecinhas! Hahahaha!

Quem tem “Good Memory” e “Bad Memory”?

quinta-feira, 29 de março de 2012

Lendo o livro Eduque com carinho


A "teacherzinha" aqui está pensando no que vai fazer com os alunos na Páscoa... Alguém tem uma boa ideia?

Além do mais, domingo dia 1º de Abril (E não é mentira!), pode-se dizer que todos os professores de Sergipe estarão fazendo o concurso do magistério. E quanto a mim? Eu também, é claro! Me deseje sorte!

Estou lendo junto com minha filha o livro Eduque com carinho, e estamos amando. Não tinha me dado conta mas, é da minha natureza tratar os outros com carinho. E o mais importante: Como é importante transmitir carinho às pessoas.

Semana passada estava um tanto irritada e bem diferente do meu normal devido ao tratamento anti-acne que estou fazendo. E através dessa breve leitura do livro pude perceber que mesmo quando a filha ou o aluno apresente um comportamento reprovável, agir com carinho é o melhor caminho para resolver os problemas do dia-a-dia.

Essa semana fui testemunha de um comportamento de uma mãe em relação à sua filha que me deixou perplexa: Ela tratava sua filhinha de 5 anos (aproximadamente) com tanta irritação dando broncas em frente às pessoas da escola que ela estava chorando e imóvel. Tive vontade de ir em casa, pegar o livro e dar para ela ler.

A "teacherzinha" está na "vibe" do concurso!

terça-feira, 20 de março de 2012

Fui sorteada no blog Educação em Foco


Hoje recebi o livro Eduque com carinho na verdade é composto de dois volumes:



Um para os pais e outro para as crianças!

Minha filha está louca para começarmos a ler, hoje o dever de casa foi extenso e não deu tempo mas amanhã vamos começar a ler, as duas!

Visite o blog Educação em Foco e conheça melhor o trabalho dessa equipe de educadoras!

sábado, 17 de março de 2012

Datas Comemorativas: Saint Patrick's Day - Make a mask


Fizemos essa máscara na turma do infantil. O que acharam?

Se achar interessante, clique na imagem abaixo para ampliar. Aí é só salvar e imprimir.

Depois de tirar as cópias, recorte e dê para seus alunos colorirem. Fixe um palito com fita adesiva na parte de trás e pronto!

Eu aproveitei para revisar rosto e partes do rosto!

terça-feira, 13 de março de 2012

Datas Comemorativas: Saint Patrick's Day - Saint Patrick's Hat

Pois é, querido leitor! St. Patrick's day chegando e eu sem uma das minhas fantasias...
Aí pensei: NÃO PODE!

Pesquisei sobre o chapéu de doende e achei essa sugestão do blog Papercraft Paradise. Que trazia o link do site da Canon. A ideia é imprimir esse chapéu em várias folhas de papel para depois recortar e colar.
Muito interessante mas resolvi fazer o chapéu do meu jeito!
Esse é o chapéu do site da Canon.

Esse é o meu chapéu, inspirado na imagem acima!


E aí vamos colocar a mão na massa e fazer um também??


Você vai precisar de: EVA verde (2 folhas e meia), marrom e amarelo; Tesoura; Cola Brascoplast; caneta (de preferência preta) e papel (usado) para fazer os moldes.

Depois que cortei os moldes e testei na minha cabeça, fui cortando no EVA:





E depois fui juntando as partes com a cola. Para ter certeza de que daria certo fui provando na cabeça.




Virei o lado para um melhor acabamento.



Finalize com um "cinto" no chapéu.


E depois complete com o trevo de 3 folhas.


E aí, gostou?

domingo, 11 de março de 2012

Datas Comemorativas: Saint Patrick's Day - Saint Patrick's Banner

Pense numa atividade legalzinha, criei a partir dessa imagem que encontrei na Internet.


Saint Patrick’s Day Banner

Você vai precisar de: tesoura, grampos, grampeador , durex, cordão, Papel e tinta guache verde .

Cada aluno irá pintar a sua bandeirinha que será colocada junto com as outras para decorar a sala.

É adequada para crianças a partir de 7 anos.

A teacherzinha nem vai fazer na escola, porque a semana de provas começa amanhã... aaaaaaaa que pena...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...