Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista com a Profª Martha

Martha Soraya estuda Letras Inglês na UFS e é professora de inglês há cinco anos. Ela ensina crianças com 5 anos em diante.

Michelle: Como você começou a sua trajetória como professora?

Martha: Foi quando a diretora do colégio que eu trabalho atualmente, Ancelma, teve a idéia de me chamar para trabalhar com crianças porque até então eu só trabalhava de 5ª a 8ª. Então, comecei a trabalhar da alfabetização em diante. Como eu não tinha experiência, eu fui pesquisando na internet como trabalhar. No começo ensinei no Ensino Fundamental I, no ano seguinte comecei na alfabetização. O primeiro assunto dos meus pequeninos foi membros da família. Um dia eu estava assistindo os Simpsons e tive a idéia de imprimir figuras deles para introduzir o assunto. Daí eu usei músicas e o livro Hello! da editora ática, que eu considero um dos melhores para ensinar na Educação infantil. Eu usei a música 'hello!' que eles sabem cantar até hoje.

Michelle: Quais as dificuldades para ensinar inglês?

Martha: Para mim, a maior dificuldade é que para os alunos a professora que passa a semana toda com eles é como se fosse uma mãe e a professora de inglês é como se fosse uma estranha que vai uma vez por semana na sala deles. Para eles é a 'tia de inglês'. Ás vezes eles estão de mau humor e o domínio de sala é difícil.

Michelle: Você gosta de dar aula a criança?

Martha: Eu gosto de dar aula para criança porque eles tem facilidade de entender o assunto, tem aptidão,e curiosidade.

Michelle: Dar aula a criança é melhor?

Martha: É diferente dos adolescentes que querem saber o porquê de tudo. Dar aula a criança é melhor porque para eles tudo é interessante, principalmente a alfabetização. Por exemplo, eu ensinei o vocabulário de frutas: banana, apple, pear, pineapple, anteriormente e, em outra aula, pedi para eles desenharem a sua comida favorita. Eles desenharam as frutas que mais gostavam: foi bom porque eu pude trabalhar o vocabulário em inglês. Falando nisso, acho que os livros deveriam colocar o vocabulário de frutas que são comuns em nosso país e não frutas que são mais consumidas nos Estados Unidos, por exemplo. Isso é porque eles (os alunos) não conhecem. Primeiro frutas mais comuns e só mais adiante as mais difíceis como cereja que aqui agente só encontra em conserva.

Michelle: Qual o principal objetivo da sua aula para crianças de 5 e 6 anos?

Martha: Tem que ser interativa, mais gostosa, tem que ter game. Eles gostam muito também quando tem ilustração.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Questionário aos professores



Para descobrir como os professores dão suas aulas está sendo utilizada também essa metodologia na minha monografia. São 15 questões que perguntam desde a formação do professor até se os alunos gosta de ter aula de inglês.

Vejamos algumas:
* Há quanto tempo você dá aula de inglês?
* O que as crianças apredem na sua aula?
* Qual a vantagem de ensinar inglês a crianças?

A 'teacherzinha' aqui quer pegar os questionarários respondidos logo!!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Objetivos da observação

A observação de aulas é uma instrumento de pesquisa utilizado para obter dados. Essa metodologia é usada na disciplina Estágio Supervisionado para preparar o estudante de licenciatura para o início de sua vida profissional.
A observação feita nessa disciplina conta também com um período que o estudante dá algumas aulas e é supervisionado pelo professor da escola e pelo professor da universidade.
Para o trabalho de conclusão de curso que estou desenvolvendo a observação tem o objetivo de apenas 'observar' e depois os dados serão utilizados no texto do trabalho.

A 'teacherzinha' aqui precisa muito observar umas aulinhas!!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atitudes do professor

Algumas atitudes do professor podem transformar a aula de inglês para crianças pequenas em um momento de aprendizagem inesquecível!

Aqui vão algumas sugestões:

--> Manter o controle da aula: planejar e execultar bem;
--> Respeitar os alunos e fazer os alunos respeitarem-se;
--> Dar responsabilidades aos alunos como manter as carteiras organizadas e os lápis apontados;
--> Não organizar competições para não haver um vencedor e um perdedor: todos ganham na aula!

Fonte: Teaching English to children, Wendy A. Scott and Lisbeth Ytheberg. Ed. Longman

domingo, 26 de setembro de 2010

Palavras do dia-a-dia que são em Inglês

Muitas palavras que falamos todo dia vêm do Inglês! Então nada de dizer que não sabe nada em inglês!
video game
pet shop

Internet

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Let's jump, learn and play!

Jump rope day


Exemplo de aula de inglês para criança divertida!

Class n. 211 - 22/09/2010
Material: flashcard, colored yarn, glue and paper for the worksheet.
Aim: Letter J is for Jump rope
Goals: Letter J regognation and acquire new vocabulary, practice fine motor skills.
Procedures: *opening: Show a flashcard of a jump rope and invite student to glue a picture of a jump rope to Letter J impact poster; *free play: Use a piece of yarn as a jump rope and let student just jump! *activity: Ask student to glue the yarn around the drawing of a jump rope in a piece of paper.
Observations: The class was a success with my daughter!

A 'teacherzinha' aqui quer pular jump rope também, posso?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Organização da sala



As aulas de inglês funcionam melhor quando as carteiras dos alunos são organizadas em meia lua porque amplia o campo de visão: o professor consegue ver todos os alunos; e os alunos se vêem. Além disso, essa posição facilita muito a vida do professor em atividades de Pair Work, por exemplo. Assim, não é necessário mudar as carteiras de lugar e perder tempo da aula na reorganização das carteiras.
Quando o professor dá aula de inglês na escola, é melhor que ele deixe a sala organizada da maneira que a professora da sala (pedagoga) a mantém.

A 'teacherzinha' aqui quer muito ver a sala cheia de criançinhas lindas!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aula de Inglês caseira!


On the Road Through Preschool:
The Most Complete Book of Skill Review for Preschool
Autor: Sherril B. Flora
Ed. Carson-Dellosa Publishing

Em 2008 eu comecei a ensinar inglês a minha filha que na época tinha 3 anos. Nos orientamos pela sequencia do livro acima.
Começamos com cores e números e inicia as letras na ordem alfabética. Já estamos no "J" (djêi) rs! mas entre uma letra e outra temos aulas de segurança, como 'não se deve falar com os estranhos'; conceitos, como em cima e embaixo; e habilidade motora fina, como grosso e fino.

Gostou da dica? Clique aqui e baixe o livro em pdf

A 'teacherzinha' aqui acha esse livro uma gracinha!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Livros didáticos

Marcha Criança - Educação Infantil 1 - Inglês
Autor: César de Oliveira Nyaradi
Ed. Scipione



Hello!: Pre book 1 - New Edition
Autoras: Eliete Canesi Moreno e Rita Brugin de Faria
Ed. Ática

Enjoy it! Kids - Educação Infantil - volume 3
Autoras: Roberta Ibañez, Sueli Valente e Lilian Siqueira
Ed. FTD


A pesquisa de campo começa logo logo e eu fico imaginando qual será o livro didático usado nas escolas... algum desses acima, material próprio? Hein? Um... Não sei ainda!

A 'teacherzinha' aqui ama livros de inglês para crianças!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Word World



Na Discovery Kids Brasil, além de outros desenhos animados educativos, temos o Word World que ensina palavras em inglês de forma divertida: As personagens juntam e soletram as palavras e a junção delas vira algo por exemplo juntando P-I-E temos a palavra PIE e aparece uma torta.

Assista ao vídeo:



  A 'teacherzinha' aqui quer um pedaço de pie!

domingo, 19 de setembro de 2010

Teaching English to children

Teaching English to children
Autoras: Wendy A. Scott e Lisbeth H. Ytreberg
Ed. Longman

Este livro é indicado para professores que ensinam inglês a crianças porque traz dicas preciosas. Especialmente para aqueles que estão começado a vida profissional.
O inglês falado é sem sombra de dúvidas parte importante da aula de inglês. Mas recursos mais interessantes do que simplesmente falar inglês podem e devem ser usados: Quanto mais movimento a aula tiver mais participação dos alunos o professor vai ter.
Ao mesmo tempo que a variedade das atividades deixará sua aula mais atraente, uma rotina deve ser sequida pois as crianças se sentirão mais seguras com você.

Gostou da sugestão? Clique aqui e baixe o livro em pdf.

Ah! A teacherzinha aqui quer observar aulas!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A importancia do lúdico na Educação Infantil


Segundo Vygotsky, a brincadeira é uma atividade específica da infancia. É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento da criança.
Para ser professor de crianças pequenas é necessário que haja uma formação continuada, além de muita criatividade, bom humor e paciência.

All right! Let's play kids!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Qual a vantagem de ensinar inglês para crianças pequenas?!

As vantagens são muitas:

* a criança aprende uma nova língua (no nosso caso, o inglês, que é a lingua mais usada no mundo);

* além da cultura dos países em que o inglês é a primeira língua (e com isso esse cidadão será mais aberto a novas culturas e costumes desde cedo) e

* fica mais inteligente!!! (uau!)

Segundo estudos realizados em universidades americanas e inglesas, o cérebro das crianças expostas a uma segunda língua antes da puberdade apresentou padrões de atividades cerebrais diferenciados. Dos quatro aos dez anos é a melhor fase para aprender uma nova língua porque o cérebro é mais maleável. Após os doze anos a fluência só poderia ser alcaçada com muito esforço.
Fonte: Pasicopedagogia on line (www.psicopedagogia.com.br)

Ai, ai! A 'teacherzinha' aqui queria voltar no tempo para ser criança denovo só para estudar inglês novinha e ficar mais sabida!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Inglês é 10!


Inglês é 10! O ensino de Inglês na Educação Infantil
Autora: Lilian Itzicovitch Leventhal
Ed. Disal

A autora organiza os parágrafos de acordo com o desenvolvimento de árvores - começa com sementenhas e termina com frutos - É um ótimo livro para professores de Inglês da educação infantil pois explica todo o processo de organização do trabalho do 'teacher'. O livro ainda traz muitas dicas de atividades e de como planejar sua próprias aulas.

A 'teacherzinha' aqui queria conhecer a Lilian e ter uma conversar de quatro horas com ela!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Inglês na Educação Infantil em Aracaju


Hoje me dei conta do quanto é difícil encontrar escolas que incluem Inglês na Educação infantil em nossa querida cidade. Em apenas algumas delas o ensino começa aos 5 anos - no Infantil I da Educação Infantil; a grande maioria inicia aos 7 anos - no 2º ano do Ensino Fundamental.

A 'teacherzinha' aqui se sentiu uma pesquisadora meio maluca hoje!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como ensinar Inglês aos seus filhos


Como ensinar inglês aos seus filhos:
começar cedo é uma base para a vida inteira
Autor: Ben Parry Davies
Ed. Elsevier
Este livro relata como o autor, que é inglês e pai de dois filhos, os educou de forma bilíngue, no Brasil. Ele se baseia em sua experiência como professor de inglês além, é claro, da sua vivência com os filhos.

É indicado para pais e professores. Ele traz muitas sugestões de atividades além de acompanhar um CD. Para mim ele é muito últil além de tudo é uma das referência bibliográficas da minha monografia.

domingo, 12 de setembro de 2010

Hello!


A idéia deste blog é criar um espaço de comunicação para a pesquisa da minha monografia. Estou me formando em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe e gostaria de ter feedback das minhas idéias sobre o ensino de inglês para crianças (especialmente de 2 a 6 anos).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...