Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Análise de livros - Next step - Editora Richmond - Ensino Fundamental II

Muito bom
****

 


Vantagens: É um livro diferenciado pois trabalha as 4 habilidades, ou seja, a abordagem  usada nesse material é o Communicative Approach. A aula é construída com os alunos e sua participação é indispensável para o sucesso da aula. Funciona bem com turmas reduzidas com até 15 alunos. inclui CD e CD ROM com jogos além de um practice book com o homework dos alunos.
Os conteúdos são entrelaçados o que exige do professor um jogo de cintura para conectar uma seção do livro à outra, por exemplo, na primeira unidade do livro 2 (7º ano) o nome do conteúdo é "The Gonzales family" e a 1ª seção trata-de family e algumas perguntas como How old is he/she? / What is he/she like? / What is he/she wearing? / What is he/she doing?.  




Na mesma atividade você trabalha o speaking já que as perguntas vêm incompletas para que você construa com seus alunos. O listening já que eles ouvem 4 conversations dos familiares e tem que responder as questões anteriores voltando para o speaking. Depois eles tem 4 perguntas que tem que ser respondidas no caderno sobre o áudio o que envolve writing. Nas perguntas já estão envolvidas outros conteúdos como: 1) Nacionalidade, por exemplo, o que já é um gancho para a atividade seguinte que é sobre Landmarks; 2) A mudança que a família vai fazer da Espanha para os Estados Unidos é retomada em uma das atividades de reading. E então, gostaram?




Desvantagens: Trata-se de um livro um tanto extenso principalmente o Practice book que traz 10 páginas de exercício para cada unidade. Ou seja, 80 páginas só de homework no ano. O livro é ilustrado mas não ricamente. O áudio é um pouco difícil de entender porque é aproximado da realidade. Então, por exemplo, o áudio ao telefone tem a qualidade de um áudio de telefone. Isso só é interessante se sua sala tiver uma boa acústica.
Clique aqui e escute o áudio da página 4 do livro 2 (7º ano)

Um comentário:

  1. Prezada Michele. Primeiro de tudo parabéns pelo ótimo trabalho. Você postou aqui sua análise de diferentes livros didáticos de inglês, mas gostaria de saber qual o melhor na sua opinião para faixa etária de 12 a 15 anos para curso de inglês de 2 X na semana e ainda com carga horária extensa, ou seja, com bastante material extra (DVD, CD ROM, projetos, etc). Trabalho hoje com Backpack até os 11 anos e gostaria de uma continuidade à altura. Bjos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...