Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar

Estou lendo o livro As crianças aprendem o que vivenciam, em breve mostro a capa e as demais informações sobre ele. Quando eu terminar de ler, porque sempre escrevo uma observação pessoal sobre o livro. Por enquanto vou compartilhar algumas partes que eu achei interessante.







Sobre o que falamos aos filhos quando estamos zangados e muitas vezes no calor do momento falamos coisas que nos arrependemos depois:

"Sei que nem sempre é fácil refrear nosso descontentamento, mesmo sabendo que isso é para nossos filhos. A maioria de nós tem de fazer um grande esforço para compreender e controlar nossas reações emocionais."
"Precisamos dar informações concretas que ela [a criança] usa para orientar seu comportamento."

"Nossos filhos crescem sabendo que os escutamos e consideramos suas ideias com respeito, vão se mostrar mais dispostos a falar conosco e a trabalhar em conjunto para resolver os problemas."

"... as crianças não sentem a crítica como incentivo. Para elas é mais como ataque e, em geral, as torna mais defensivas do que cooperativas."

"Não importa o que tenha acontecido, podemos fazê-la saber que ela é apreciada, mesmo que tenha feito algo que não é."

"... um jeito simples mas eficaz de evitar o hábito do 'não esqueça' consiste em para de dar ênfase ao esquecer e começar a enfatizar o lembrar. Digam aos seus filhos o que desejam que eles lembrem..."

"Permitir que nossas crianças nos ensinem novas maneiras de enxergar o mundo cria uma experiência familiar dinâmica em que todos aprendem e crescem juntos."



A 'teacherzinha' aqui está se deleitando com a vivacidade de ser mãe! Chique né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...