Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Entrevista Super Ultra Mega Especial com Lilian Itzicovitch Leventhal



Em comemoração ao dia dos professores, hoje entrevistamos Lilian Itzicovitch Leventhal.


Ela é autora da série livros: 'Inglês é 10!', 'Inglês é 11!' (associada a outros autores) e 'Inglês é teen'. Falei deles aqui e depois aqui.


Michelle: Primeiramente gostaria de saber por que você escolheu a Educação, ser professora.


Lilian: Escolhi aos 4 anos de idade quando minha prima brincou comigo de professora e me deu uma aula de inglês. Decidi que seria professora e aos 16 já estava dando aulas e aos 17 estava na faculdade.


Michelle: Qual a sua formação e qual a sua opinião em relação a pessoas que atuam como professores sem formação acadêmica?


Lilian: Venho de formação de Letras e Tradução. Nunca mais parei de estudar. Acho importantíssimo compartilhar o saber, discutir, buscar novas fórmulas, se atualizar. A prática nos ensina muito, mas para toda arte há uma ciência e nossos alunos merecem o que há de melhor. Quanto mais preparados estivermos, melhores serão nossas aulas e os resultados com certeza mais efetivos.


Michelle: Eu escolhi o ensino de Inglês para crianças depois de ser mãe. E você?


Lilian: Desde criança. Comecei a escrever os livros depois de ser mãe. Essa nova fase aconteceu com a maternidade.


Michelle: Aqui no blog 'Inglês para Crianças' muitas vezes as dicas são pautadas nas minhas experiências em sala. Seus livros 'Inglês é 10!', 'Inglês é 11!' (associada a outros autores) e 'Inglês é teen' foram resultados da sua prática?


Lilian: Com certeza. Cada ideia dos livros já foi utilizada em sala de aula. Não há limites para nossa criatividade com as crianças e adolescentes. Adoro assistir aulas e observar atividades diferenciadas, nas quais os alunos se apropriam da língua de forma divertida. Sempre precisamos pensar em adaptar as práticas e atividades para nossa realidade, nossa escola, nosso grupo.


Michelle: Qual a sua atuação profissional atual e como foi a trajetória da sua carreira?


Lilian: Quando me decidi por educação busquei ao longo de minha carreira a oportunidade de lecionar em

Colégio nos segmentos de Educação Infantil Fundamental e Ensino Médio e Cursinho, Institutos de Idiomas em todos os segmentos, inclusive Business fui Coordenadora Pedagógica e Diretora por vários anos e depois tive minha própria escola por 6 anos com duas sócias muito queridas! Pude estudar e aplicar minhas próprias ideias, observar resultados. Com a chegada de minhas filhas surgiu a Potential, minha consultoria e deixei minha parceria na escola para flexibilizar meus horários, mas acabei sendo absorvida pelo mercado e passei a atender Institutos de Idiomas, Colégios, a ministrar palestras pelo Brasil e participar de congressos nacionais e internacionais. Comecei também a escrever para as editoras e contribuir para a Educação no Brasil de uma forma diferente. Continuo com tudo um pouco, atendendo sempre da melhor forma possível cada projeto!


Michelle: Recentemente recebi exemplares para análise do livro didático 'Dream Kids' para Ensino Fundamental. Fale um pouco sobre esse trabalho.


Lilian: O convite para escrever o Dream Kids foi um presente! Trazer a oportunidade de usar material de qualidade, com integração de habilidades, que ensina inglês levando em consideração a realidade da criança brasileira trabalhando com valores, projetos, buscando a parceria da família, trazendo recursos modernos, jogos, apoio para os professores do jeito que gosto de dar, como uma conversa próxima, dicas de faixa etária, canções significativas, aprendizado significativo. Eu e Ruth B. Zajdenwerg, co-autora, trouxemos nossa experiência e prática de sala de aula para esse curso e tenho certeza que as colegas que já utilizam ou que venham a utilizar sentirão essa proximidade pela nossa fala e resultados junto aos seus alunos.


Michelle: Muito obrigada pela entrevista. Sou sua fã!


Lilian: Obrigada pelo seu carinho, sua escolha profissional e seu lindo trabalho com seus alunos!!!! xoxo J



A 'teacherzinha' aqui ficou querendo pular pela casa quando a Lilian disse que sim para essa entrevista! rs

3 comentários:

  1. Que bom que você está de volta em grande estilo, amiguinha! Já se recuperou da cirurgia? Olha, manda a foto do teatro de TNT,sim, tô doidinha pra ver! Meu email é ensineseubebe@gmail.com .

    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Recebi a foto. Amei. E aí, você não vai fazer um tutorial ensinando essa lindeza?

    ResponderExcluir
  3. Hummm... acho que não vai dar, ele foi para o lixo na mudança ano passado!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...