Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sábado, 8 de outubro de 2011

Qual a origem do dia dos professores?


No post anterior, falei sobre as datas em que o dia dos professores é comemorado em vários países do mundo. Pois então fiquei pensando: Porque no Brasil é comemorado no dia 15 de Outubro?
Foi porque no dia 15 de Outubro de 1827, baixou um Decreto Imperial (leia aqui) que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. (Será que hoje, 184 anos depois eles já pensaram em cumprir? Hein?)
Mas somente em 1947 (120 anos depois do decreto) que aconteceu a primeira comemoração em São Paulo. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". Esse ano é, então, a comemoração nº 64, mas oficialmente a nº 48.
Também descobri que existe o dia mundial dos professores: 5 de Outubro.

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi MIchele,
    a moça que trabalha aqui em casa estava no computador e deixou a chave dela ativa. Acabei comntando com a chave dela.


    na maioria das vezes comemoramos as datas sem nem saber o porque e como surgiram. É sempre bom ter informação. Também não sabia do dia mundial dos professores.
    Ótimo post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...