Workshop realizado dia 10/04/2012 em Aracaju na Convenção Regional do FISK.
Em primeiro lugar: O poder criativo é inerente a todo ser humano. Mas algumas pessoas tem essa característica mais aguçada. O que mais diferencia a pessoa criativa das outras é o fato de que ela se percebe como criativa.
“Criatividade é um enigma, um paradoxo, alguns dizem que é um mistério. Inventores, cientistas e artistas raramente sabem como suas idéias surgem. Eles mencionam a intuição, mas não pode dizer como ele funciona. A maioria dos psicólogos não podem nos dizer muito sobre esse assunto. Além disso, muitas pessoas assumem que nunca haverá uma teoria científica da criatividade - de como a ciência pode explicar possivelmente novidades fundamentais? Como se tudo isto não fosse suficientemente assustadora, a imprevisibilidade aparente de criatividade parece proibir qualquer explicação sistêmica de carácter científico ou histórico.”
Margaret Boden, em Dimensões da Criatividade
Dimensões da Criatividade
Autores: Margaret A. Boden, Hans Eysenk e Howard Gardner
Editora: Artmed
O professor deve ter foco ao ensinar, tem que planejar. Não adianta ser apenas “supercriativo” e fazer atividades sem sentido. A chave do sucesso do professor criativo é saber adaptar a aula e não modificá-la totalmente somente para agradar aos seus apelos criativos.
Mas como nós podemos exercitar a criatividade?
* Sair da rotina;
* Ser curioso;
* Não se acomodar;
* Escrever as idéias assim que elas surgirem;
* Evite o que enfraquece o cérebro (muito barulho, por exemplo)
* Exercite o pensar diferente.
Oi MIchelle,
ResponderExcluirmuito legal esse post. O importante é estimulara criatividade sempre. E quanto mais temos ideias mais elas surgem.
Adorei a dica do livro.
beijos
Chris
http;//inventandocomamamae.blogspot.com/