Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

domingo, 18 de setembro de 2011

Filme para professores - Escritores da Liberdade

Hoje na pós assistimos ao filme Escritores da liberdade, focando na atividade de expressão escrita


No início a professora queria usar leituras clássicas mas os alunos não tinham interesse.


Ela se envolveu na história dos alunos e percebeu que o Diário de Anne Frank era um livro que retratava uma realidade similar a que eles viviam na sua realidade.

Com toda a contextualização que ela praticou os alunos foram capazes de escrever seus próprios diários.

Essa foto é da verdadeira Erin Gruwell e seus alunos.

No site Recanto das Letras encontrei essa resenha de Juliana S. Valis.

"ESCRITORES DA LIBERDADE":
breves considerações

O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues. Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar. Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios. Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

6 comentários:

  1. Oi,
    não fique triste que você não ganhou dessa vez, vamos sortear mais mês que vem. Fique atenta!
    Não sou professora mas quero ver esse filme! Obrigada pela dica.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai como está lindo aqui!
    Mi, estamos planejando um novo encontro, desta vz para fazer arte com reciclagem. Quero vc lá. Sei que estou em falta, ando mais no facebook (pecado)
    mas não esqueci de ti.
    Amei a dica do filme, vou ver.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Excelente a dica, vou tentar assistir no sábado à noite.

    ResponderExcluir
  4. Curti muito o filme,procurei na net e achei seu blog. então, temos um grupo de divulgação de blogs no facebook, gostaria de participar ?

    http://www.facebook.com/groups/274247739286217/

    Te vejo lá então !

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Assisti ao filme ontem. Gostei muito, e pesquisando na net, cheguei ao seu blog.Gostei e estou seguindo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. amei esse filme ;;;
    senti como se estivese viveno nele

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...