Na pós aprendi que os nossos alunos tem 'different paces of learning' mas também que podemos dividí-los em dois grupos:
*Field dependent: presta atenção no geral (a maioria) e;
*Field independent: presta atenção nos detalhes (poucos, mas fazem a diferença).
Estava fazendo uma atividade de pintar uma maçã na turma do infantil (pré-alfabetização). Até então estava trabalhando oralmente as palavras 'apple', 'red' e 'green' e resolvi escrever apple no rodapé da folha.
Aí então um aluno me perguntou se a letra A em inglês sempre tem o som de E. Depois de quase 'enfartar' com a pergunta inteligente dele disse "Não, a A também tem som de A em inglês."
Quando o aluno tenta produzir com as regras ensinadas deve-se respeitar as tentativas de acertar do aluno, deixe ele pensar!
Adooooro!
Minha filha mais velha é assim mesmo, que nem esse seu aluno, vai deduzindo tudo, que é uma coisa. Certa vez, quando tinha 3 anos, ela perguntou por que o sapatinho da Cinderela não havia "destransformado", como a carruagem e o vestido. Crianças assim têm sede de aprender, e requerem uma atenção extra.
ResponderExcluirBesitos
Oi,
ResponderExcluircomo sempre amei sua postagem! Fantástico!
Que bom que vc esta participando do sorteio!
Boa Sorte!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/