Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Como ajudar seus alunos a lembrar do que é ensinado na aula de inglês

Trabalhar vocabulário em sala de aula é muito importante nas aulas de inglês, mas como fazer para que os alunos memorizem as palavras?

“Para memorizar, é preciso passar por quatro etapas: atenção, compreensão, armazenamento e resgate. [...] Para ter uma boa atenção, é preciso concentrar-se na atividade que exige de você uma boa memória. Livrar-se da poluição sonora e visual é o primeiro passo para harmonizar o ambiente e potencializar a capacidade de estar atento a alguma informação. Para quem estuda ou trabalha em casa, é fundamental ter um espaço isolado de barulhos externos e informações visuais que possam tirar a concentração.

No caso da compreensão, não basta apenas entender o que é dito. Compreender é muito mais difícil que decorar, por isso a compreensão precisa ser exercitada. Vale lembrar também que o cérebro não é infinito e os 86 bilhões de neurônios são o melhor sinal de que há um limite para o trânsito de informações dentro de nosso corpo. Por isso armazenar as informações é importante.

A última fase da memorização é a recuperação. É comum não se lembrar de algo quando você precisava, mas se lembrar depois, quando alguém te diz algo ou você tem alguma pista de onde estava a informação. O nosso cérebro funciona melhor com associações e tem muito mais poder de recuperação quando uma informação tem cara, cor, cheiro, som, nome ou jeito.”


Fonte: Site do programa Bem Estar da TV Globo

E o que nós podemos tirar dessa informação para a nossa aula de inglês? Tudo! Eu gosto muito de fazer associações ao ensinar palavras novas, lembra do Post que falei sobre os números 13 e 14? (Clique aqui e leia). Semana passada eu ensinei chuveiro em inglês, então falei: SHSHSHSHower... assim eles associam o som (xxxxx) ao nome em Inglês.

Quando vou revisar algum assunto estudado, costumo perguntar para eles: Quem tem “Good Memory” e “Bad Memory”? Claro que eles sempre vão dizer que eles têm good memory! Então fico desafiando (no bom sentido da palavra) eles a falar em inglês na aula sem perceber! Na verdade eles estão resgatando as informações e como é divertido isso fica guardado nas cabecinhas! Hahahaha!

Quem tem “Good Memory” e “Bad Memory”?

Um comentário:

  1. Oi Michelle! tudo bem?
    Claro que pode usar meu post sobre o Super Why. Que bom que você gostou!
    Bjss
    Priscila

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