Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sábado, 11 de junho de 2011

Reportagem - Ir além do ensino para inglês ver




Eu defendo sempre que as pessoas que dão aulas de inglês devem associar seu talento e paixão pelo ensino a uma boa formação.

Não quer dizer que, pela falta de formação, essas pessoas não consigam fazer o seu trabalho. Mas, que para ser professor, tem que ser um profissional e para ser um profissional tem que ter formação.

É assim em outras áreas porque não é assim na Educação?

Sei bem a realidade dos alunos do curso de Letras pois, acabei de me formar. A pergunta é: Por que tem tanta gente dando aula de inglês e poucos professores formados?

A revista Nova Escola nº 243 - junho/julho 2011 traz uma reportagem sobre o ensino de inglês na rede pública e mostra também a carência que existe em relação à falta de docentes com formação na área.


Clique nas imagens para visualizar melhor.




De 47.600 apenas 13.804 são professores com formação na área: Precisamos de mais - e melhores!

5 comentários:

  1. Michele, isso é um problemão que tem vários desdobramentos. Que a carência na formação dos professores de inglês é um fato do qual não podemos negar, por outro ainda temos uma resistência grande, nas escolas públicas, ao ensino de uma língua estrangeira - e não estou falando apenas dos alunos, mas também por parte de coordenadores e gestão. Claro que não em todas as escolas, mas há um certo "descaso" para com a disciplina, como se fosse "café com leite".

    E muitas vezes o professor de inglês tem que se virar praticamente sozinho para realizar seu trabalho.

    Bom, isso é na escola. Na faculdade de Letras o que vemos em muitos casos são alunos que anteriormente não tinham muito interesse na língua inglesa e resolveram "arriscar" no curso. O currículo em algumas faculdades ainda prefere privilegiar a didática e a gramática; às vezes recebo estagiários nas escolas que têm dificuldades em interpretar um texto de um livro didático do 6.o ano.

    Problema de formação mesmo...e é geral, infelizmente.

    Abs!

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  2. Oi Michelle, tudo bom?

    Ultimamente estive pensando no próximo período puxar matéria na Letras. Na universidade a gnt tem opção, como vc deve saber.
    Eu estava olhando aqui no ementário de Letras da universidade.
    http://www.ufsj.edu.br/colet/ementas_online.php

    Não quero puxar pra eu aprender Inglês, mas a parte da didática. Vc poderia dar uma olhadinha e me dá uma dica?

    Tem esse aqui tb, (Letras UFSJ).

    No aguardo de sua atenção.
    Obrigada
    Lethícia

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  3. Oi Michelle

    Muito interessantes este artigo sobre os profissionais da área. Eu mesma não tenho formação academica em inglês. Morei na Inglaterra e por este motivo conheço a lingua e cultura suficiente para lecionar. Sou formada em Educação Física, portanto minha formação é na área de Educação. Moro numa cidade com 12.000 habitantes e apenas 3 professoras da lingua inglesa, eu, minha irmã e uma professora do Estado que está afastada. Dou aula em escola particular e se sair agora, eles nao tem ninguem para colocar no meu lugar. Me dedico muito e fico muito triste em ver os alunos do Estado nao aprenderem nada da lingua Inglesa.
    A má formação de professores está em todas as áreas da Educação.

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  4. Pois é minha gente!

    No Brasil, precisamos de uma propaganda na TV chamando os jovens a fazer licenciatura.
    Cadê o amor pela profissão meu povo?


    Lethicia, eu aconselho que você estude a parte de Língüistica (é a ciência das línguas) e de Metodologia de Ensino.

    Beijos!

    Michelle Passos

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