Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ensinando Inglês a crianças de 2 a 3 anos

Ando num daqueles momentos de 'repensar a minha prática'

Sabemos que a vida real é diferente da teoria, apesar do casamento real da semana passada que foi amazing!




Essa semana foi difícil para mim porque é muito difícil fazer esses pequenos alunos prestarem atenção à minha explicação.

Preciso repensar os seguintes aspectos:

1. A sala deles fica em frente à área de recreio; e minhas aulas lá são sempre na hora do recreio.
Resultado: É uma barulheira danada!

2. Eu fujo para outra sala e lá separo eles em grupos para fazer um trabalho melhor. Alguns ficam comigo enquanto outros brincam com uns bloquinhos.
Resultado: Eles fazem barulho brincando com os bloquinhos.

3. Eu tenho a ajuda de duas 'tias' para 'manter a ordem na aula de inglês'. Mas elas apesar de tentarem não ajudam tanto assim.
Resultado: Eu fico falando para uns três enquanto os outros ficam saindo da roda.

Oh my god!

17 comentários:

  1. Oi Michelli,

    Essa questão do barulho atrapalha muito mesmo.
    Na escola das minhas filhas eles batem muito na tecla do respeito, de não fazer tanto barulho porque os outros estão em sala de aula, etc...
    Mas é difícil tornar as crianças mais silenciosas, né?

    Aproveito para desejar um Dia das Mães muito feliz para voce.


    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei Michelle.
    Pois é, isso acontece comigo também.
    A minha escola é muuuito barulhenta também.
    Ontem uma professora falou comigo e é verdade, tá parecendo um hospício.
    Bom seria se tivéssemos uma sala só pra gente, com datashow, e o local fosse bem quieto, aí sim, dava pra fazer um trabalho excelente!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, essa é uma dura realidade. Todos os professores se queixam de que os alunos mudaram muito. Estão muito mais agitados, incapazes de se concentrar. Em doze anos como professora, eu sinto diferença nos adolescentes de hoje, e de 10 anos atrás, quando comecei. Professores mais antigos, com trinta, quarenta anos de carreira, lembram com saudade dos tempos em que os alunos vinham doutrinados de casa, e de quando não eram tão agitados. Nem se falava em TDAH. E isso vale para todas as faixas etárias.

    Um feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  4. É um problema, teacher Michelle. E vejo nos comentários das colegas professoras que todas elas "batem na mesma tecla" e se ouvirmos outras professoras teremos mais ou menos as mesmas respostas.

    Creio que o problema 1 deve ser exposto à coordenação pedagógica e à direção da escola. É preciso chegar a um consenso, senão por melhor e atraente que seja a sua metodologia, as aulas serão sempre atrapalhadas pelo barulho do recreio.

    E repensar a prática é algo que todo professor faz, não tem jeito...rs. Sei como é. E sempre revendo o planejamento, alterando e até improvisando em muitos casos.

    Espero que consiga resolver ao menos o primeiro item, pois isso ajudará bastante dentro de sua aula. Um abraço!

    PS: Atualizei o http://profjaime2.blogspot.com e tem uma dica por lá que talvez você já conheça.

    ResponderExcluir
  5. Oi michelli, iniciei com a turminha do pré 1, turminha do barulho...
    estou precisando de algumas dicas. Na parte da tarde tenho 16 baixinhos...
    kisses
    elaine

    ResponderExcluir
  6. Olá Teacher Michelle, faz 1 ano que estou lecionando Inglês para crianças do maternal, Jardim IV E V. possuo 15 minutos para dar aula á eles, esse tempo foi estipulado pela direção da escola e eles tem aprendido o vocabulário. Mas você acha que esse tempo é o suficiente?

    ResponderExcluir
  7. Olá Teacher Michelle, faz 1 ano que estou lecionando Inglês para crianças do maternal, Jardim IV E V. possuo 15 minutos para dar aula á eles, esse tempo foi estipulado pela direção da escola e eles tem aprendido o vocabulário. Mas você acha que esse tempo é o suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! É pouquíssimo tempo! Eu tenho 3 aulas de meia hora por semana na educação infantil.

      Excluir
    2. Qual metodologia você usa com as crianças de 2 e 3 anos. Se possível você pode me responder por e-mail isabela.cristine@bol.com.br eu tenho usado flash cards, músicas, desenhos para pintar sobre o vocabulário ensinado. Nessa faixa etária é meio difícil ter a atenção deles o tempo todo. Gostaria de novas idéias. thankyo!!

      Excluir
    3. Qual metodologia você usa com as crianças de 2 e 3 anos. Se possível você pode me responder por e-mail isabela.cristine@bol.com.br eu tenho usado flash cards, músicas, desenhos para pintar sobre o vocabulário ensinado. Nessa faixa etária é meio difícil ter a atenção deles o tempo todo. Gostaria de novas idéias. thankyo!!

      Excluir
  8. Oi teacher Michelle tudo bem?
    Leciono inglês há um ano para a educação infantil, mas estou com muita dúvida em relação aos critérios de avaliação. Eu acabo me prendendo apenas em avaliar se as crianças aprenderam ou não as palavras e expressões que eu ensinei, mas sei que não estou no caminho certo, cada uma tem um tempo, algumas são tímidas...
    Espero ansiosamente por um retorno e quero lhe dizer também que seu blog é maravilhoso.
    Parabéns!!!
    Cinara - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinara. Que bom que vocês está se encontrando no ensino para crianças pois é muito importante ter o feeling para saber o caminho certo.

      Michelle Passos

      Excluir
  9. Michele me ajuda, preciso fazer uma dinamica com alunos de 2 anos, mas eles sao tao novinhos, é a minha primeira aula e to muito perdida no que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid,
      Na primeira aula de crianças pequenas você não precisa fazer muita coisa. Se apresente para eles e ensine algo fácil como cores. Na primeira aula que dei para pequenos eu ensinei yellow e enchi várias bolas de assopro: uma para cada aluno e fiquei repetindo Yellow parecendo uma retardada. Você pode também pedir que eles pintem algum desenho que normalmente é amarelo com o giz de cera e brincar com um joguinho de montar pedindo que eles separem as peças da cor que você ensinou.

      Bjos

      Michelle Passos

      Excluir
    2. Muito obrigada Michele, peguei todas as turmas de 2 escolas e as aulas começam semana que vem. ja pensei em desistir, mas preciso do dinheiro e tambem nao quero ficar mal diante da diretora q me confiou essa oportunidade! Ja procurei musicas, mas ate agora nao encontrei musiquinhas legais, e nem consigo baixar, ja to desesperada. Obrigada pelas dicas, fikei feliz por ter respondido... acho que vou ficar te pertubando muito por aqui ainda! rs...
      Se vc pude me ajudar mais, manda pro meu e-mail por favor.
      ingrid.mate@hotmail.com

      Abraços Michele

      Ingrid Souza

      Excluir
  10. Apesar de exigir fôlego, vou tentar a aula com balões! Thanks!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu sou apenas uma menina de 12 anos, mas já recebi a oportunidade de dar aulas de inglês para uma menininha de 3 anos. Ela é muito inteligente e esperta.
    Mas é difícil achar uma maneira de ensinar. Por favor me ajudem!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...