Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

domingo, 26 de junho de 2011

As vantagens de aprender uma segunda língua

Esse foi uma dos temas do meu TCC, reproduzo aqui uma parte da seção chamada "As vantagens de aprender uma segunda língua"


As questões mais freqüentes envolvendo o ensino de inglês a crianças pequenas são: por que os pais colocam seus filhos para aprender inglês desde cedo? Qual a vantagem da criança aprender duas línguas? Será que ela não vai confundir português com inglês ou atrasar o aprendizado da língua materna? E, finalmente, qual a vantagem de estudar inglês desde cedo?

Mas os pais geralmente não se envolvem no processo de aprendizagem dos filhos e quando as crianças lhes perguntam por que estudam inglês, “... a resposta típica é porque é bom para o ‘futuro’, mas, para muitas crianças, o futuro é hoje à noite, ou amanhã ou, no máximo no natal,...” (DAVIES, 2006, p.1). A criança não concebe o passado e o presente com a mesma seqüência cronológica do adulto, explicando o passado a partir do presente e não o contrário.

Segundo o mesmo autor, isso acontece porque a maior parte desses pais não teve a mesma oportunidade de aprender inglês na infância e se sentem fora desse processo. A participação dos pais é importante, pois ajuda a criança a sentir mais confiança na aprendizagem da segunda língua. Os pais podem aproveitar para aprender junto com as crianças, pois o esforço conjunto entre pais e filhos no sentido de aprender uma língua adicional pode servir para fortalecer a relação entre eles já que estarão empenhados para chegar a um objetivo juntos.

Durante a pesquisa de campo, uma coordenadora nos revelou o caso de um pai que não sabia praticamente nada de inglês e, quando seu filho de três anos começou a estudar inglês na escola ele se viu na obrigação de dar o exemplo ao filho. Então, ele matriculou-se em um curso de inglês e pode dar todo apoio ao filho na tarefa de casa e, com isso, ele também saiu ganhando, pois hoje em dia ele ainda estuda e ele já alcançou o nível intermediário.

No questionário aos professores foi indagado quais seriam as principais dificuldades do cotidiano escolar. Alguns depoimentos mostraram que o fato dos pais, em muitos casos, não saberem como ajudar os filhos com o homework, acabam inibindo parcialmente a evolução do processo de aprendizagem. Inclusive a ajuda dos pais com a tarefa foi também apontada no questionário dos professores como uma das maneiras de aprimorar a participação dos alunos na aula de inglês, o que tem uma relevância na qualidade da aula de inglês.

Uma das vantagens das crianças que falam mais de uma língua é que elas têm uma maior flexibilidade mental, pois estão habituadas a aceitar diferentes nomes para um mesmo objeto e entendem que o objeto e a palavra que o nomeia não é algo fixo, imutável. Este processo ajuda-os a ampliar as suas operações cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...