As questões mais freqüentes envolvendo o ensino de inglês a crianças pequenas são: por que os pais colocam seus filhos para aprender inglês desde cedo? Qual a vantagem da criança aprender duas línguas? Será que ela não vai confundir português com inglês ou atrasar o aprendizado da língua materna? E, finalmente, qual a vantagem de estudar inglês desde cedo?
Mas os pais geralmente não se envolvem no processo de aprendizagem dos filhos e quando as crianças lhes perguntam por que estudam inglês, “... a resposta típica é porque é bom para o ‘futuro’, mas, para muitas crianças, o futuro é hoje à noite, ou amanhã ou, no máximo no natal,...” (DAVIES, 2006, p.1). A criança não concebe o passado e o presente com a mesma seqüência cronológica do adulto, explicando o passado a partir do presente e não o contrário.
Segundo o mesmo autor, isso acontece porque a maior parte desses pais não teve a mesma oportunidade de aprender inglês na infância e se sentem fora desse processo. A participação dos pais é importante, pois ajuda a criança a sentir mais confiança na aprendizagem da segunda língua. Os pais podem aproveitar para aprender junto com as crianças, pois o esforço conjunto entre pais e filhos no sentido de aprender uma língua adicional pode servir para fortalecer a relação entre eles já que estarão empenhados para chegar a um objetivo juntos.
Durante a pesquisa de campo, uma coordenadora nos revelou o caso de um pai que não sabia praticamente nada de inglês e, quando seu filho de três anos começou a estudar inglês na escola ele se viu na obrigação de dar o exemplo ao filho. Então, ele matriculou-se em um curso de inglês e pode dar todo apoio ao filho na tarefa de casa e, com isso, ele também saiu ganhando, pois hoje em dia ele ainda estuda e ele já alcançou o nível intermediário.
No questionário aos professores foi indagado quais seriam as principais dificuldades do cotidiano escolar. Alguns depoimentos mostraram que o fato dos pais, em muitos casos, não saberem como ajudar os filhos com o homework, acabam inibindo parcialmente a evolução do processo de aprendizagem. Inclusive a ajuda dos pais com a tarefa foi também apontada no questionário dos professores como uma das maneiras de aprimorar a participação dos alunos na aula de inglês, o que tem uma relevância na qualidade da aula de inglês.
Uma das vantagens das crianças que falam mais de uma língua é que elas têm uma maior flexibilidade mental, pois estão habituadas a aceitar diferentes nomes para um mesmo objeto e entendem que o objeto e a palavra que o nomeia não é algo fixo, imutável. Este processo ajuda-os a ampliar as suas operações cerebrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário