Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeira aula de inglês para crianças: Ensino Fundamental I

A grande dúvida é: Por onde eu começo?


Ontem eu tive a chance de colocar em prática tudo que li nos últimos tempos (mais ou menos oito meses), podem imaginar a minha ansiedade?
Esse é o lesson plan que eu elaborei. Mas precisei usar "a B plan" porque sobraram uns 15 minutos no fim da aula.

1º ao 5º ano
Aula 01 (21/02/11) - 40’
Página: material extra
Conteúdo: Hello!
Objetivos: cumprimentar e se apresentar em inglês.
Procedimentos:
1) Diga hello! e hi!Para todos. Depois diga hello! ou Hi! para cada aluno. Cole no quadro um flashcard com Hello e hi! Diga que isso é um cumprimento; 5’
2) Pergunte a eles se eles querem brincar: “Let’s play?” Peça que eles levantem e faça um círculo cantando “Let’s make a circle”. Todos sentam no chão. Então dê as instruções – cada um vai dizer hi! Ou hello! Ao colega que está ao lado. Vou começar comigo - Modele: Hi! Então oriente para que esse aluno fale hi! para o colega ao lado, e assim por diante. Observe e ajude-os até que o último fale hi! ou hello! Para você. Oriente-os a voltar para a carteira; 15’
3) Pergunte se eles já estudaram inglês antes e se gostam de inglês. Pergunte se eles já sabem alguma coisa em inglês? (–Pet shop, –Hot dog, –Vídeo game, –Skate) Mostre flashcards enquanto você fala; 5’
4) Pergunte a eles se nós já nos conhecemos? (não?) Então vamos nos apresentar, vocês sabem se apresentar? Como é? (Meu nome é...) Humm... mas a gente vai se apresentar em Inglês. Eu vou começar: I’m Michelle (aponte para você mesma e repita). Escreva no quadro “I’m ______”. Peça que eles repitam o que você escreveu. Se apresente novamente: Hi. I’m Michelle. Agora cada um vai se apresentar seguindo o modelo;15’

A 'teacherzinha' aqui ficou toda toda!

57 comentários:

  1. Que legal tua experiência!beijos,sucesso!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço-lhe por compartilhar sua experiencia conosco!

      Excluir
  2. Nossa..AMEI a ideia...Vc me salvou...estava super nervosa pois vou começar a dar aula para crianças e naum sabia como começar no primeiro dia..
    Muito obrigada! E Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  3. Que bom, depois que você der sua primeira aula, poste aqui sua experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei meu primeiro período e agora quero começar a ensinar crianças do meu prédio.
      essas dicas tem me ajudado muito.
      Obrigado .

      Excluir
    2. Michelle, você me salvou , tenho 19 anos e vou começar a dar aula de inglês para crianças, muito obrigada!

      Excluir
    3. Muuchas gracias Sta. Michelle, estoy comenzando a enseñar crianzas, como mi primer paso en la carrera, me sirvió de mucha ayuda

      Excluir
  4. Ótima idéia! Parabéns! Como disse a colega acima: salvou meu dia! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, eu tenho 15 anos e dou aula de inglês para o ensino fundamental. Até então não tinha um modo tão legal, simples e prático do básico do inglês para mostrar a eles. Thank you so much!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Michele!!! Acabei de criar o meu blog com o mesmo objetivo que o seu. Ainda não tive tempo de ler todos os seus tópicos, mas gostei muito dos que eu li.

    Ainda estou no comecinho mas podemos trocar altas ideias e tal..

    Nao deixe de passar por lá. http://ensine4kids.blogspot.com/

    Nos vemos logo!!

    Beijão e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  7. Puxa,adorei a ideia.. começarei a dar aulas para essa faixa etária e estava um pouco avulsa sobre como começar. Acho q tenho aqui um bom começo, ademais a gente aperfeiçoa. OBG pela dica.
    Ah, se nao for pedir demais, gostaria q compartilhasse comigo suas esxperiencias no ensino de LE. Estou começando a lecionar agora e preciso de um incentivo. As crianças agradecem..BJSSS
    meiri13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Michelle!
    Adorei seu blog! Sou professora de inglês do Fundamental 1 em uma escola particular de São Paulo. Acabei de criar um blog para compartilhar experiências sobre ensino-aprendizagem de inglês para crianças. Acredito que esta troca entre professores é fundamental para melhorarmos nossas práticas. Meu blog é http://teachingenglish-kids.blogspot.com/
    Beijos!
    Ana Paula Oliveira.

    ResponderExcluir
  9. mjgm;adorei sua maneira de transmitir algo maravilhoso para galera, como ensinar ingles as crianças de 0 a 6 anos,gostaria de ensinar meu neto de 06 anos, é possivel, sou psicopedagoga beijos
    .

    ResponderExcluir
  10. Olá 'mjgm' claro que sim! Qualquer pai, mãe, vó ou vô etc. pode ensinar em casa! Vá em frente e compartilhe suas experiências!

    Michelle Passos

    ResponderExcluir
  11. Hello Michelle! I'm Rosangela and I teach English for kids, too. I loved your blog! Let's exchange experiences! I have a blog but I'm working on it to get better and better when it's ready I post here for you to visit it, ok?

    Congratulations!!!

    ResponderExcluir
  12. Ei colega, seu material is so wonderful.
    I love that.
    Thanks.

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente amei seu site, perfeito, prático, tudo que precisava... PARABÉNS PELO BELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu adorei a ideia é muito interativa e coisas bem básicas...Valeu

    ResponderExcluir
  15. Obrigado professora me ajudou muito...

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, seu blog é LINDO, com muitas dicas. Pra mim foi um achado! Estava procurando ideias para começar e gostei muito de sua ideia. Keep up this BRILLIANT work, you're helping many teachers!! :)

    ResponderExcluir
  17. Olá Michelle, que idéia boa. Gostaria de receber mais idéias suas, pois começarei a ensinar inglês para turmas da 1ª(2ºano) a 4ª série, e não sei como fazer o planejamento anual, por favor me ajude.Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Oii Michele!
    Ameeei o seu blog!
    Amanhã eu começo a dar aulas de inglês e não fazia ideia de por onde começar ou que brincadeira fazer!! Seu blog me deu uma luz tão grandee!! *-* já olhei também outros posts que também já me deram ideias para todo o semestre! Dou aulas em uma das franquias do CCAA, comecei agora e estou super ansiosa!! Muuito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  19. Hello Michelle ! I'll star to teach for anes clases and you help me a lot....'cause I'm always nervous about the first class.... thank you so much. Tania Gimenes

    ResponderExcluir
  20. hello michele muito obrigada pela dica,sou professora do ensino fundamentalII, mas gostei demais dos seu modo de dar aulas em ingles,estou começando a dar aulas em inlges tmb e seu blog me ajudou muito.Parabéns em sua vida estudantil e profissional.

    ResponderExcluir
  21. Hi michele, também sou teacher, adorei seu blog. Que livros didaticos vc usa ou recomenda para crianças dos primeiros anos?
    Bjoss

    ResponderExcluir
  22. otimo esse seu trabalho ,preciso de uma apostila de ingles com traduçao para meus alunos do 5 ano do ensino fundamental ,voce conhece alguma distribuidora?

    ResponderExcluir
  23. OI MICHELLE,ESTAVA PESQUISANDO E ENCONTREI O SEU BOLG.TRABALHO EM UMA ESCOLA PÚBLICA E ESTOU CON DIFICULDADES PARA TRABALHAR INGLÊS COM A TURMA DE 5°ANO.OS ALUNOS NUNCA ESTUDARAM INGLES. O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  24. Agradeço muito à vcs por compartilharem essas aulas maravilhosas!!! Este blog vai me ajudar muito!!!

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente fantástico! Estou começando a dar aulas de inglês agora e estou começando a me adaptar com a rotina. Para o Ensino Fundamental I sinto mais facilidade em passar o assunto. Mas, ainda tenho muitas dificuldades em ensinar os pequeninos da Educação Infantil. Se tiver idéias. Agradeço.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Oi pessoal eu adorei encontrar tanta gente boa com experiências, sempre que possível podem postar como utilizaram as dicas? Ainda não lecionei para crianças mas acabo de receber uma propósta, então já comecei pesquisar.

    ResponderExcluir
  27. Olá Michele. Parabéns pelo blog e pela generosidade de passar suas experiências através deste para nos ajudar.Você consegue nortear nossos passos. Obrigada, Tatiane.

    ResponderExcluir
  28. Adorei o seu Blog. Comecei a dar aulas faz 2 meses.. ainda estou me adaptando.. Adorei suas contribuições. Estou precisando de ajuda para formular o planejamento Anual, tens alguma dica para me ajudar? obrigada , Michele
    Paula. Pelotas/RS

    ResponderExcluir
  29. Amei seu blog, sou professora de Inglês e é sempre bom termos parceiros que nos ajudem enriquecendo a prática de ensinar uma nova língua para ascrianças. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  30. O blog é ótimo. Pena que minha experiência não foi tão boa... Os alunos não colaboraram. Acho que eu não levo jeito, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sarah! Que pena ouvir isso! Mas você pode tentar uma abordagem diferente com seus alunos mais do seu jeitinho!

      Excluir
  31. Olá Michelle!!
    Passei para parabenizar pelo seu blog,sou professora de Língua Inglesa no Fundamental II 8º e 9º ano, e pretendo dar aula particular para alunos do Fundamental I,estava muito preocupada mas lendo suas experiências tenho certeza que vou conseguir.

    ResponderExcluir
  32. Adorei suas dicas Michelle! Vou iniciar a dar aulas pro fundamental I e tava meio perdida pro primeiro dia de aula. Comecei a dar aulas de inglês ano passado, mas era substituta e já peguei o bonde andando.

    ResponderExcluir
  33. obrigada, você me ajudou muuuito!

    ResponderExcluir
  34. eu to estudando no joao Paulo segundo to no 5 ano d temho aula de inglês com professor jossue

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns suas dicas são ótimas me identifico muito com seu modo de ensinar!!! Bye!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá Michelle! Meu nome é Anna, Primeiramente parabéns pelo Baby que venha com muita saúde! Amei seu blog, tenho 11 anos e as vezes me chamam para dar aula de reforço (Matemática, Português...) para crianças entre 4 e 9 anos, e me pediram para dar preparação para a criança de 8 anos entrar em Colégio particular,(Na maioria dos Colégios, nessa idade, já foi introduzido Inglês). Gostaria de exemplo de aula com o Tema: ''Body Parts'', ''classroom objects'', ''animals'' e ''rooms of the house'', também queria saber o que é Flashcards?
    Obrigada, se preferir mandar e-mail com os exemplos: annacosta221@gmail.com
    ... Desculpe se te encomodei!

    ResponderExcluir
  38. Olá Michelle, pretendo começar a trabalhar com os pequenos ensinando inglês e inclui o ensino fundamental I, gostaria de saber qual livro você aconselha usar como base para dar as aulas, pois são em escolas públicas q não adotam livros de estudos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. LINDO ESSE TRABALHO,ROBERTO LIMA

    ResponderExcluir
  40. OI MICHELE VC ME DA UMAS DICAS DE INGLES PQ SEMANA QUIVEM TENHO PROVA VC PODE ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  41. É um post enorme! É difícil encontrar indivíduos com conhecimento sobre o assunto, no entanto você soa como você reconhece o que você está falando! Obrigado ...aulas de inglês Nossa escola oferece diversos tipos de cursos, regulares e intensivos, para adultos e adolescentes. Preparatório IELTS e Cambridge, aulas particulares, conversação, método eficiente.

    ResponderExcluir
  42. BOM DIA MICHELLE. GOSTEI DAS IDEIAS QUE FORAM POSTADAS EM SEU BLOG. TENHO GÊMEOS DE (01) UM ANO E (05) CINCO MESES. GOSTARIA DE APROVEITAR A IDADE E FASE EM QUE ELES COMEÇAM A FALAR PARA ENSINAR ELES FALAREM INGLÊS. VOCÊ TEM ALGUM MATERIAL OU INDICARIA ALGUM PARA QUE EU COMEÇASSE A ENSINAR PARA ELES? E QUAL IDADE SERIA RECOMENDADO PARA QUE ELES FREQUENTASSE CURSO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS? OBRIGADO. EMERSON.

    ResponderExcluir
  43. haha, I loved this....are you a vampire or what kkkkkkkkkkkkkkk morri!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Michelle, descobri seu blog hoje e estou adorando! sou teacher iniciante e vou começar a ensinar kids and juniors daqui a uma semana. Vc não tem ideia de como seus posts estão me ajudando!
    Parabéns pelo blog, vou acompanhar sempre!

    ResponderExcluir
  45. Thank you Teacher! Seu Blog está sendo de muita ajuda! 8

    ResponderExcluir
  46. Michelle, amanhã tenho uma entrevista e tenho que dar aula a nível fundamental e tava louca atrás de livro didático na internet pra me guiar porque nunca dei aula nesse nível. Suas dicas me ajudaram bastante! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Hi! I´m English teacher for almost six years, but always for High School. I was very terrified to teach kids.How to beggining. Your blog is excellent!!!! Thanks for your help!! Kisses teacher.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...