Um blog dedicado à pesquisa do ensino de inglês a crianças. É uma leitura interessante recomendada a professores, pesquisadores e pais.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por que o Planejamento é importante?


Ele é o nosso maior aliado para uma boa prática pedagógica, entenda melhor nas palavras da minha ídola:

"Sempre insisto em dizer às professoras de inglês que nosso grande esforço está no planejamento. Uma vez concebida a idéia, a execução é muito simples e prazerosa."

Lilian Itzicovitch no livro Inglês é 10!

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Mas, afinal, por que é tão importante assim planejar as aulas?

Y Evita a rotina e a improvisação;
Acredite, 'teacherzinho' e 'teacherzinha' do meu coração! Pensar: ah.. na hora eu vejo como eu vou fazer... é uma péssima idéia!

Y Contribui para realização dos objetivos visados;
Você tem mais chances de não ficar 'back schedule', claro que você ainda vai precisar 'mandar ver' (leia-se: fazer muitas tarefas num ritmo alucinado) em algumas aulas para ficar em dia no planejamento.

Y Promove a eficiência do ensino
Você evita exagerar demais no começo do semestre e no fim não ter mais nada para ensinar e ficar fazendo 'too many reviews'.

Y Economiza tempo e energia
Se você já separou as atividades por aula, fica mais fácil porque você só vai conferir até onde sua aula deve ir no livro e dar sua aula tranquilamente!

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Você também precisa tomar alguns cuidados na hora de planejar

Y Planejar as aulas de acordo com seus alunos e proposta pedagógica da escola;

Y Ser flexível, pois se houver necessidade, o planejamento pode ser alterado;

Y Ser realista! Prever uso somente de recursos que estarão disponíveis para você!

A 'teacherzinha' aqui está dodói... se eu der uma sumidinha, não se preocupe, eu volto!

Um comentário:

  1. Michelle, sua visita me deixa muito feliz. Quero convidá-la para conhecer meu outro blog. aulasnainformatica.blogspot.com lá também tem a postagem do Arthur Bispo, faça-nos uma visitinha e deixe seu carinhoso recado. Os alunos ficarão felizes.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...